x

A saúde é essencial a felicidade."
Arthur Schopenhauer

11.25.2010

Stress : o mal do século

O indivíduo stressado experimenta muitas vezes sensações ,como a  tensão corporal , que vem acompanhada de alto grau de ansiedade.Sensações como:dores na nuca, na cabeça, taquicardia,irritabilidade excessiva.Se o foco não é removido, a tendência é aumentar o número de sintomas como a insônia,dificiência na memória.sudorese(transpiração),um nó na garganta,fadiga,apatia,podendo levar a pessoa a impossibilidade de fazer suas atividades diárias.A sindrome do stress,causa sintomas ,desencadeia  reações emocionais a partir de que o cérebro ativa mecanismos neuro-hormonais,que mobilizam o organismo para enfrentar a emergência.Estas reações químicas, podem levar alterações desde do sistema imunológico,até alterações físicas  como uma gastro-intestinal, por exemplo.
Em um olhar pré-histórico, nossos ancestrais viviam em busca de água,alimentos,proteção e acasalamento,que certo era interrompidos por episódios de luta ou fuga quando atacados.As necessidades se resumiam em incidentes de curta duração que provocava stress ocasional,cujo desgaste  era facilmente  recuperado pelo organismo.O perigo se resumia a um ataque de outro homem,de um animal selvagem ou as mudanças provocadas pela natureza,mas no final de século XX, mais do que tudo, o ser humano,é atacado  por si mesmo ,pelos seus próprios  processos de pensamento.É o stress que nós mesmos criamos e ímaginamos,dizemos e sentimos dentro de nós mesmos.
A forma de como reagimos a vida, ao porque,como e no que pensamos.
O stress,torna-se um dos problemas mais sérios do século XX, tanto em termos físicos e mental.
Portanto, combater o stress, pode não ser o sufuciente, mas prevenir ,pode ser uma boa alternativa:
1-Verifique no final de cada dia, todas as atividades realizadas, faça um balanço diário,foi positivo ou negativo?
2-Procure identificar situações que te deixaram tenso, avalie agora de fora da situação,para buscar novas alternativas e ações estratégicas, se caso você tenha que se deparar com uma situação semelhante.
3-Foco, seja objetivo em situações que você identifica ter tolerância zero, assim você pode se ver livre o mais rápido possível dela e lembre-se de que você pode ser versátil.
4- exercícios de relaxamento, caminhe, respire, escute música, cante no banho, dance debaixo do chuveiro,lave os cabelos deixando água tocar o couro cabeludo, por alguns minutos.Evite as cafeínas, que são verdadeiras toxinas no corpo.
5-tenha claro, para si mesmo ,no que você acredita,quais seus valores e até onde você percebe que consegue chegar.
6- saiba dar um ponto final ,naquilo que te desagrada, mas veja bem, não é necessário se distanciar de seu lado civilizado, saber dizer "não "pode ser uma arte, mas dizer "chega"pode ser sábio.
Saber e aprender á cada dia, lidar com toda esta dinâmica do mundo atual, nos faz melhorar a qualidade de viver  e nossa produtividade diante da vida.
Eliana S.
Fontes: 
OIT( Organização  Internacional do Trabalho),psicólogo Aurivan Romeiro,revista propsi.

terapia da auto cura por Sylvia Lakeland

Minha lista de blogs

clique em stop para silenciar