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A saúde é essencial a felicidade."
Arthur Schopenhauer

10.25.2009

Ginástica cerebral,você pratica?


Por :Arnaldo Jardim


Atreladas à correria da vida moderna, muitas pessoas sentem-se estafadas, sem ânimo para enfrentar o dia-a-dia. A
todo instante são colocadas à prova. Exauridas, muitas chegam à velhice sem ânimo para aproveitar o que a vida tem a
oferecer. Aí, adoecem, tornam-se dependentes de seus familiares e sentem que tudo foi em vão.
Mas ninguém precisa ficar preso a uma história como essa. Basta cuidar mais da mente: mantendo o cérebro ativo,
garantimos mais saúde, energia e serenidade. Mas, para colher esses frutos, é preciso plantá-los! E quanto antes,
melhor!
Se, por um lado, distúrbios de memória vêm atingindo cada vez mais pessoas entre 25 e 50 anos de idade, por outro,
têm sido cada vez mais freqüentes os casos de idosos com mal de Alzheimer, uma demência relacionada ao aumento
da expectativa de vida. Tanto o primeiro quanto o segundo caso afetam em muito a qualidade de vida das pessoas
atingidas, prejudicando desde o desempenho profissional, passando pelo sexual, por problemas de relacionamento e
atingindo até mesmo sua saúde física, por causa do enorme desgaste emocional.
O cérebro é como um músculo. Mas, diferentemente dos músculos que dão sustentação ao corpo e que podem ser
trabalhados repetida e exaustivamente na academia, o cérebro precisa de desafios, de novidades. Veja o que pode ser
feito:
Ler
A leitura ativa inúmeras áreas importantes do cérebro, uma vez que para decifrar uma frase, os neurônios terão de
resgatar as regras gramaticais aprendidas há muito tempo; para prosseguir com a leitura, a memória terá de armazenar
o conteúdo já lido; e para compreender o texto todo, terá de haver um resgate na memória de todo o conhecimento
básico adquirido ao longo da vida...
Propôr-se desafios
Desafios é um bom exercício para o cérebro. Não precisa ser radical, basta tentar fazer um novo caminho para ir ao
trabalho ou se propor a realizar uma tarefa com a qual você não tem familiaridade. Se você for metódico, faça algo
criativo; se for criativo, faça algo que peça disciplina e regularidade...
Ter objetivos
Tenha objetivos bem definidos. Se você não sabe onde deseja estar, não vai saber quando conseguirá chegar lá!
Então, planeje sua vida. Defina metas e trace planos de ação.
Conversar
Durante uma boa conversa, você desenvolve não só a sua habilidade de comunicar-se com outras pessoas, como
também a sua capacidade de organizar pensamentos e idéias, argumentar, convencer, escutar, prestar atenção,
debater e criticar, tudo de forma lógica e sempre respeitando a opinião do outro.
Envolver-se
Estatísticas mostram que, apenas ouvindo, retemos até 20% do que nos é ensinado, e apenas olhando, retemos até
30%. Se ouvirmos e olharmos, podemos reter até mais de 50% das novas informações, e se nos envolvermos, nossa
capacidade de memorização vai para 70%. Agora, se tentarmos fazer o que nos estiver sendo ensinado, a capacidade
de assimilação pode chegar a 95%.
Criar conexões
Crie conexões entre as novas informações e o conhecimento já adquirido. Como professores de cursos pré-vestibular,
você pode organizar as informações de modo a criar rimas ou pode organizar das informações a serem memorizadas.
artigo de :25/10/2009-Brasil

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